CASA FÉ

O projeto organiza o programa de necessidades em uma planta térrea que prioriza a fluidez e a setorização inteligente dos espaços. Por: N2B Arquitetura.

Localizada na região da Vila do Golf, em Ribeirão Preto, a Casa FE, projetada pelo escritório N.2B Arquitetura, estabelece como premissa fundamental a sobreposição entre estética e função. O projeto organiza o programa de necessidades em uma planta térrea que prioriza a fluidez e a setorização inteligente dos espaços.
A área social destaca-se por uma área gourmet ampla, totalmente integrada aos espaços de lazer. Em contraste, a cozinha e a área de serviço são mantidas separadas das zonas de convívio, embora preservem o acesso funcional à ala íntima da residência, que comporta quatro suítes. Um dos diferenciais técnicos da planta é o isolamento do vestiário e da área técnica. Estes volumes foram deslocados da planta principal, ocupando um nível inferior com acesso subterrâneo estrategicamente posicionado ao lado da piscina, garantindo que a infraestrutura não interfira na volumetria da casa.
"A fachada foi criada a partir de uma composição de volumes horizontais cheios e vazios, contrastando com os brises verticais, que ora têm a função de bloquear a visão da rua, ora servem de apoio para a cobertura da garagem." Diz N.2B Arquitetura.
A identidade visual da Casa FE é reforçada pela continuidade dos materiais. Os mesmos acabamentos aplicados na fachada adentram a residência, criando uma transição suave. Do interior, o paisagismo parece permear a edificação, garantindo privacidade e uma conexão direta com a natureza em cada ambiente. A proposta paisagística vai além do ornamental, unindo plantas tradicionais a espécies típicas da região, frutíferas e PANCs. O resultado é um jardim que se mostra agradável e útil, integrando-se à rotina dos moradores e reforçando a biofilia presente no conceito do projeto.
No setor social, os espaços integrados podem ser reconfigurados por meio de painéis pivotantes em madeira Freijó, que permitem o fechamento do home theater quando necessário. A conexão com o exterior é celebrada por um caixilho de 19 metros de comprimento, que se abre totalmente para a área da piscina.
Para potencializar a sensação de unidade entre interno e externo, o piso em Travertino Nacional estende-se por toda a área social até a borda da piscina e degraus. Este mesmo material reveste o vestiário no subsolo, mantendo a coesão visual mesmo nos espaços de serviço e máquinas.
O design de interiores completa a narrativa arquitetônica com uma curadoria de peças contemporâneas de nomes como Zanine Caldas e Claudia Moreira Salles. O mobiliário também homenageia o modernismo brasileiro, incorporando peças icônicas de Gregori Warchavchik e Oscar Niemeyer. A harmonia final da obra é reflexo do acompanhamento integral do escritório N.2B Arquitetura. Ao coordenar desde o projeto arquitetônico até o paisagismo e interiores, garantiu-se uma unidade estética onde todos os elementos dialogam em perfeita sintonização.

    Categoria: Arquitetônico Residencial

    Localização: Ribeirão Preto

    Ano: 2022

    Área: 1.020m²

    Arquiteto: N2B Arquitetura

    Créditos: Carolina Mossin