APT PJ

Apartamento PJ: Projeto vencedor do Prêmio FORMA na categoria design de interiores. Por: Solange Cálio Arquitetura.

O Apartamento PJ, desenvolvido por Solange Cálio, é um apartamento com quatro suítes, em Ribeirão Preto, projetado para receber os filhos, amigos e netos, para reuniões e fim de semana. Para isso a unificação dos ambientes foi fundamental. A casa é decorada com várias fotografias que a cliente tem, de viagens que adora fazer, por vários países, e com obras de arte e fotografias de vários artistas: Dora Longo Bahia, Adriana Duque, Pierre Verger, Mario Cravo e outros.
No mobiliário encontramos várias peças antigas, da família da cliente, que foram mescladas com peças modernas de designers brasileiros, como Sergio Rodrigues, Jader Almeida e Ana Neute. A varanda generosa com grandes janelas piso-teto trouxe a iluminação natural para todo o apartamento. O pedido de dois balanços na sala foi proposto pela arquiteta, com a ideia lúdica de brincar dentro do apartamento, o que atualmente é muito usado.

A sala de estar, jantar e TV são integradas por meio da continuidade do piso e do teto em madeira cumaru, material que confere aconchego, além de conforto térmico e acústico aos ambientes. A sala de TV pode ser isolada quando necessário através de um painel retrátil em freijó, que desliza e se recolhe completamente na parede, permitindo tanto a setorização quanto a total integração do espaço.

A varanda se integra às salas pelo uso do mesmo piso e é separada apenas por painéis de muxarabi em freijó, que filtram a luz natural enquanto preservam a privacidade. Na área gourmet, a bancada e os eletrodomésticos ficam ocultos atrás de um painel móvel, garantindo um visual limpo, contínuo e integrado ao restante do apartamento. A escolha do mobiliário e o desenho das peças especiais foram desenvolvidos pela arquiteta, reforçando a coerência entre materialidade, uso e modo de viver.

    Categoria: Design De Interiores

    Localização: Ribeirão Preto

    Ano: 2019

    Área: Não divulgada

    Arquiteto: Solange Cálio Arquitetura

    Créditos: Denilson Machado