ESTÚDIOS 1323

Adensamento habitacional que equilibra racionalidade construtiva e qualidade espacial. Por: Gruta Arquitetos.

O projeto dos Estúdios 1323, desenvolvido pelo escritório Gruta Arquitetos, foi elaborado a partir da intenção de adensamento habitacional do proprietário. Com lote de topografia regular e área de 360m², o plano de massas proposto foi a racionalização da geometria na implantação e a possibilidade de ofertar o espaço livre mais desafogado possível, resultando no bloco com 10 apartamentos distribuídos numa verticalização de 2 pavimentos, atingindo o limite do potencial construtivo permitido na região.

Com entorno imediato ocupado por edifícios de baixo gabarito, posicionamos as aberturas e percursos voltados à lateral que cria perspectiva em declive da região sul da cidade, aproveitando as visuais e a orientação solar favorável.

As soluções arquitetônicas do edifício seguiram tópicos estéticos, técnicos e de viabilidade a fim de driblar antagonismos entre limites de orçamento e qualidade de espaços. Para manter equilíbrio de custo ante a verticalização das unidades, elaboramos estrutura e vedos sem camadas de recobrimento: vigas e pilares de concreto armado e blocos cimentícios apenas com camadas hidrofugantes para proteção. A infraestrutura elétrica foi dimensionada e executada externa à alvenaria, conduzida por eletrodutos metálicos aparentes.

A materialidade de edifício e espaços convergem e criam mimetismo num degradê sutil de tons acinzentados que recebem um invólucro acortinado de painéis metálicos perfurados, responsáveis por filtrar a incidência solar aos apartamentos e produzir silhuetas e cenas aos que observam do entorno. Essa pele metálica perfurada funciona simultaneamente como elemento de controle ambiental e como definidor da identidade visual do conjunto.

    Categoria: Arquitetônico Comercial

    Localização: Bauru

    Ano: 2022

    Área: 365m²

    Arquiteto: Gruta Arquitetos

    Créditos: Daniel Santo